Rota: Ermida Dom Bosco - Brasília/DF - Rota das Igrejas
Categoria: Igrejas

Hoje faremos uma rota de moto perfeita para curtir num fim de semana perto da natureza: vamos rodar até o Parque Ecológico Dom Bosco, mais um dos projetos incríveis de Oscar Niemeyer. A saída foi da Praça do Cruzeiro e marcamos 20.4 km até lá. 

Também conhecida como Ermida Dom Bosco, foi inaugurada em 1957, três anos antes da fundação da nova capital, ou seja, é mais antiga que o Lago Paranoá

A Ermida foi erguida entre os paralelos 15 e 20, onde está Brasília hoje. A capela é o ponto principal do Parque, uma pirâmide de base inclinada, revestida de mármore e com uma cruz metálica no topo. Símbolo do sonho profético de Dom Bosco sobre a construção de Brasília.

Com a inauguração da capital, São João Bosco se tornou o padroeiro de Brasília junto com Nossa Senhora Aparecida. Em 1962, ano de sua beatificação, uma imagem do santo veio da Itália e foi colocada dentro da Ermida, onde está até hoje. 

A Ermida Dom Bosco é um belo cenário para passeios e piqueniques, um local de todos. Ela vai da contemplação espiritual até opções de lazer como a prática de skate, bicicleta e trilhas. Funciona diariamente das 6h às 20hs e a entrada é gratuita.

Vale muito a pena rodar de moto para conhecer esse patrimônio histórico, a paisagem até o Parque da Ermida Dom Bosco é linda e o estacionamento é amplo. O lugar dispõe de atrações para você, sua família e amigos. O ponto alto, sem dúvidas, é o maravilhoso pôr do sol, um show à parte da natureza.

Dica: Aproveite para fazer uma visita conjugada com o Mosteiro São Bento, que tem amplo estacionamento, lojas de souvenir e missas com Canto Gregoriano. O Mosteiro funciona de seg a sáb: 9:30 às 11:30 e 15:30 às 17:30. Domingo das 11:30 às 17:30. Recomendamos, por uma questão de logística, ir primeiro ao Mosteiro e depois na Ermida Dom Bosco.

Gosta de Rota perto da natureza? Confira também nossa Rota até o Jardim Botânico de Brasília!

Compartilhe

Deixe seu comentário