Rota: Palácio do Congresso Nacional - Brasília/DF - Rota dos Palácios
Categoria: Palácios

Hoje teremos uma rota de moto por um dos símbolos mais marcantes do país: o Congresso Nacional, mais uma obra monumental do arquiteto Oscar Niemeyer. Localizada a uma distância de 6.5 km da Praça do Cruzeiro.

O Palácio se chama oficialmente Palácio Nereu Ramos e foi construído para abrigar o Congresso Nacional do Brasil, inaugurado em 1960. Ocupa um dos vértices do triângulo que delimita a Praça dos Três Poderes. Nos vértices da base do triângulo estão o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal.

O Palácio do Congresso Nacional consiste em um edifício principal, na horizontal, que serve de plataforma para as cúpulas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. A cúpula menor, voltada para baixo, abriga o Plenário do Senado Federal. A cúpula maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados. Atrás do edifício principal e entre as duas cúpulas se encontram duas torres de 28 andares: uma delas pertence à Câmara e a outra ao Senado.

O edifício é implantado em continuidade ao eixo monumental, a principal avenida da capital brasileira. À sua frente encontra-se um grande gramado, usado pela população como palco de passeatas, protestos e outras manifestações públicas. O Palácio ocupa também outros edifícios vizinhos, alguns deles interconectados por um túnel.

As visitas são integradas entre o Senado e a Câmara, das 9h às 17h30. Às segundas, sextas e finais de semana não precisa agendar. A visitação é fechada às terças e às quartas-feiras. Às quintas-feiras é obrigatório agendar. Nos finais de semana e feriados a entrada é feito pela rampa principal e em dias úteis você entra pela Chapelaria, no subsolo.

Se você é fã de museus, arte e a história do Brasil, não deixe de conhecer por dentro do Congresso Nacional, lá você poderá ver obras de Di Cavalcantti, Athos Bulcão, entre outros nomes grandes do cenário artístico brasileiro.

Dica: Procure visitar o Palácio no fim de semana, é mais fácil para estacionar. 

Site oficial: https://www.congressonacional.leg.br/ 

Confira mais Rotas por Palácios em Brasília!

Compartilhe

Deixe seu comentário