Rota: Brasília Palace Hotel - Brasília/DF - Rota dos Hotéis
Categoria: Hotéis

"Uma rota de moto até um hotel? Como assim?"

É isso mesmo, mototuristas! O Brasília Palace Hotel foi o primeiro hotel construído em Brasília e é um símbolo da arquitetura modernista. Contamos uma distância de 24.6 km, de ida e volta, partindo da Praça do Cruzeiro.

Inaugurado em 30 de junho de 1958, antes mesmo da Capital, com projeto de Oscar Niemeyer e localizado às margens do Lago Paranoá, com um amplo estacionamento.

Você não precisa se hospedar para conhecer o hotel que, apesar de baixinho, com apenas 3 andares, esse verdadeiro monumento tem muita história pra contar, pois foi palco de fatos culturais importantes.

Logo no térreo tem um Ford Rural Willys de 1964, carro que foi usado por JK na sua última visita a Brasília. A placa do veículo tem a inicial do ex-presidente e o ano de fabricação.

O Brasília Palace Hotel foi palco do primeiro concurso de Miss Brasília, em 1959, que para a época dos chamados Anos Dourados, era um evento importante.

Durante seu período áureo, o Hotel hospedou personalidades como a Rainha Elizabeth II, que em sua passagem por Brasília, modificou até as estruturas do Palácio do Itamaraty, como contamos nessa rota: https://www.rota61df.com.br/rotas/palacios/Mjg=/itamaraty--brasiliadf--rota-dos-palacios 

Em 1978 um incêndio ocasionado por um curto circuito numa cafeteira expresso, destruiu o Hotel que só foi reaberto quase 30 anos depois em 2006 após ser restaurado.

As dependências do Brasília Palace Hotel abrigam um painel de azulejos de Athos Bulcão e também um raro mural de pintura de sua autoria. Recentemente, foi inaugurada na área externa uma obra com cinco painéis de azulejos do renomado artista.

No térreo do Hotel está localizado o Restaurante Oscar, que foi inaugurado em 2007, com a presença de Oscar Niemeyer. Lá você pode comer um espaguete delicioso por 39,90 reais (por pessoa)

Outra opção para comer é o Restaurante Casarão, que tem um ótimo self service por 57,90 o quilo, comida bem feita e muito gostosa.

Na ida e volta passamos pelo Eixo Monumental, que com suas avenidas largas já são um convite para andar de moto. As dicas dos restaurantes estão marcadas no mapa, assim como um ponto de abastecimento.

Site: https://www.plazabrasilia.com.br/brasiliapalace 

Compartilhe

Mapa da Rota



Deixe seu comentário