Rota: SMU - Brasília/DF - Rota Setor Militar Urbano
Categoria: Setor Militar Urbano

Setor Militar Urbano - Avenida do Exército

ROTA SETOR MILITAR URBANO - SMU

Brasília com suas avenidas amplas já é por si só uma enorme fonte de motivação para qualquer passeio de moto. Rodar pelo Setor Militar Urbano então nem se fala ! Este ride nos permite potencializar toda aquela sensação de liberdade e interação com o ambiente que quem anda em de moto entende muito bem !

Em nossa Rota vamos sair da Praça do Cruzeiro e passar pelo Eixo Monumental de Brasília que nos permite experimentar todo o diferenciado traçado da capital do país, com verdadeiros monumentos a céu aberto ! Aprecie com moderação !

Após percorrer a área central de Brasília, vamos em direção ao Setor Militar Urbano. O SMU, como é mais conhecido, foi projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1973 e tem aproximadamente 113mil m2 de área construída.

É um Complexo Arquitetônico de tirar o folego !.

Vamos rodar pela avenida do exército, uma das partes mais bonitas do complexo ! Sinta e Respire toda a grandiosidade desta obra ! Estacione sua moto na Praça dos Cristais. Já estacionei a minha. Ligue seu radar sensorial evivencie todo o local! A proveite para apreciar o local e tirar belas fotos !

Observe os prédios do QG com sua fachada de arcos em concreto fazendo um belo fundo para um conjunto escultural gigante a sua frente: a Concha Acústica Assimétrica e um obelisco com o Brasão do Exército. Na Concha que é um grande auditório a céu aberto já foram realizados concertos musicais com a Orquestra Sinfônica de Brasília.  

Se você curte espaços que convidam a contemplação vale a pena conhecer de perto a Praça dos Cristais! Caso contrário curta o visual de longe mesmo ! É um interessante Projeto de Burle Max, onde esculturas de concreto no formato de cristais parecem flutuar em cima de um espelho d’agua ! As esculturas foram inspiradas na cidade de Cristalina – GO

Você pode andar a pé por um caminho de concreto feito para interação com os “cristais”, tem uma vista linda ! A Praça foi restaurada em 2007 / 2008 

Se amarra em história militar ? Veja a exposição de objetos e fotografias sobre o tema, com maquetes, uniformes, canhão, equipamentos de topografia no hall do Teatro Pedro Calmon, que fica ao lado da Concha Acústica do Exército. A exposição é gratuita, o local dispõe de banheiro e bebedouro

O Teatro possui um pouco mais de mil lugares sendo palco de várias formaturas e concertos.. O Teatro Pedro Calmon conta ainda com um belíssimo painel de Athos Bulcão, que tem função acústica . O painel é composto por sete peças circulares em madeira e sete peças lineares em chapa metálica, todas pintadas na cor branca com acabamento fosco. Já as ripas possuem dimensões variadas e conferem caráter dinâmico à superfície do forro, que atua no condicionamento acústico do auditório. Uma obra de arte!  A Exposição e o Teatro ficam abertos a visitação durante a semana das 9h às 16h, nos feriados e fim de semana das 10h as 16h.

Dica: Após visitar o Complexo Arquitetônico do SMU pegue sua moto e siga para a Catedral Militar Rainha da Paz que fica bem pertinho, marcamos no mapa ... Fique ligado ... ela será tema de uma nova Rota !

Deu fome ? Volta para a Praça do Cruzeiro onde costumam ter foods trucks aos finais de semana e de quebra aprecie o por do sol !

Gostou desta dica para curtir um MotoTurismo em Brasília ? Fala nos comentários e não esqueça de postar suas fotos fazendo essa Rota no Instagran com nossa #Rota61DF e nos marcar @Rota61DF para repostarmos.

Obrigada pela companhia ! 

Eu Amo Brasília de Moto !

Rota61DF há mais de 1 ano publicando as Melhores Dicas de Rotas para Você Rodar !

Abaixo sugestão de outro Passeio de Moto ! Clique e veja esta Rota das Cachoreiras que vai até o Salto do Itiquira em Formosa/GO!
https://www.rota61df.com.br/rotas/cachoeiras/MTk=/itiquira--formosago--rota-das-cachoeiras

 

 

Compartilhe

Deixe seu comentário