Rota: SMU - Brasília/DF - Rota Setor Militar Urbano
Categoria: Setor Militar Urbano

Setor Militar Urbano - Avenida do Exército

ROTA SETOR MILITAR URBANO - SMU

Brasília com suas avenidas amplas já é por si só uma enorme fonte de motivação para qualquer passeio de moto. Rodar pelo Setor Militar Urbano então nem se fala! Este ride nos permite potencializar toda aquela sensação de liberdade e interação com o ambiente que quem anda em de moto entende muito bem.

Em nossa Rota vamos sair da Praça do Cruzeiro e passar pelo Eixo Monumental de Brasília que nos permite experimentar todo o diferenciado traçado da capital do país, com verdadeiros monumentos a céu aberto. Aprecie sem moderação!

Após percorrer a área central de Brasília, vamos em direção ao Setor Militar Urbano. O SMU, como é mais conhecido, foi projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1973 e tem aproximadamente 113mil m2 de área construída.

É um complexo arquitetônico de tirar o folego.

Vamos rodar pela avenida do exército, uma das partes mais bonitas do complexo. Sinta e respire toda a grandiosidade desta obra. Estacione sua moto na Praça dos Cristais. Ligue seu radar sensorial evivencie todo o local. A proveite para tirar belas fotos.

Observe os prédios do QG com sua fachada de arcos em concreto fazendo um belo fundo para um conjunto escultural gigante a sua frente: a Concha Acústica Assimétrica e um obelisco com o brasão do Exército. Na Concha, que é um grande auditório a céu aberto, já foram realizados concertos musicais com a Orquestra Sinfônica de Brasília.  

Se você curte espaços que convidam a contemplação, vale a pena conhecer de perto a Praça dos Cristais. Caso contrário, curta o visual de longe mesmo. É um interessante projeto de Burle Max, onde esculturas de concreto no formato de cristais parecem flutuar em cima de um espelho d’agua. As esculturas foram inspiradas na cidade de Cristalina – GO. 

Outro projeto incrível de Burle Max são os jardins do Palácio do Itamaraty

Mas voltando a nossa rota de moto pelo Setor Militar Urbano, você pode andar a pé por um caminho de concreto feito para interação com os “cristais”, tem uma vista linda. A Praça foi restaurada em 2007/2008. 

Se amarra em história militar? Veja a exposição de objetos e fotografias sobre o tema, com maquetes, uniformes, canhão, equipamentos de topografia no hall do Teatro Pedro Calmon, que fica ao lado da Concha Acústica do Exército. A exposição é gratuita, o local dispõe de banheiro e bebedouro.

O Teatro Pedro Calmon possui um pouco mais de mil lugares sendo palco de várias formaturas e concertos, além de um belíssimo painel de Athos Bulcão, que tem função acústica. O painel é composto por sete peças circulares em madeira e sete peças lineares em chapa metálica, todas pintadas na cor branca com acabamento fosco. Já as ripas possuem dimensões variadas e conferem caráter dinâmico à superfície do forro, que atua no condicionamento acústico do auditório. Uma verdadeira obra de arte! A Exposição e o Teatro ficam abertos a visitação durante a semana das 9h às 16h, nos feriados e fim de semana das 10h as 16h.

Dica: após visitar o Complexo Arquitetônico do Setor Militar Urbano pegue sua moto e siga para a Catedral Militar Rainha da Paz que fica bem pertinho, marcamos no mapa ... Fique ligado ... ela será tema de uma nova Rota.

Deu fome? Vamos terminar nossa rota de volta na Praça do Cruzeiro onde costumam ter foods trucks aos finais de semana e de quebra um por do sol incrível.

Gostou desta dica para curtir um MotoTurismo em Brasília? Fala nos comentários e não esqueça de postar suas fotos fazendo essa Rota no Instagram com nossa hashtag #Rota61DF e nos marcar @Rota61DF para repostarmos.

Obrigada pela companhia! 

Eu Amo Brasília de Moto

Rota61DF há mais de 1 ano publicando as Melhores Dicas de Rotas para Você Rodar!

Abaixo sugestão de outro Passeio de Moto ! Clique e veja esta Rota das Cachoreiras que vai até o Salto do Itiquira em Formosa/GO!
https://www.rota61df.com.br/rotas/cachoeiras/MTk=/itiquira--formosago--rota-das-cachoeiras

 

 

Compartilhe

Deixe seu comentário