Você conhece as Categorias do Rally Dakar ?
Data: 22/12/2019

O Rally Dakar é a competição off road mais conhecida do mundo e porque não dizer, é o Rally mais desafiador do planeta.

Mas como são organizadas as provas? Quais e quantas são as categorias ?

Bora entender melhor sobre as categorias que são disputadas no Rally Dakar .

Assuntos relacionados:

Você conhece o idealizador do Rally Paris Dakar? Veja aqui sua trágia história !

Número de categorias

O Rally Dakar possui 5 (cinco) categorias:

1.motocicletas
2.carros
3.caminhões
4.quadriciclos
5.Side by Side - SxS (UTVs e SSVs)

Cada uma delas tem as suas particularidades.

Motocicletas:

É uma das categorias mais concorridas e a que tem um dos mais baixos custos.

Existe todo um processo de seleção que é extremamente rigoroso e criterioso. Para serem aceitos no Dakar, os candidatos são obrigados a ter completado um campeonato mundial de Rally de Cross Country ou uma das corridas da Série Dakar.

A categoria das Motocicletas tem várias sub categorias sendo a mais conhecida os Pilotos de Elite com suas distintas placas de corrida amarelas. Para ser um é preciso terminar no Top 10 da classificação geral nos últimos anos do Rally ou no mínimo, ganhar algo especial em uma das últimas edições do Rally.

As motos que participam do Dakar também são distinguidas entre as preparadas para a competição e aquelas como são vendidas ao público, porém todas que competem no Rally só podem ter no máximo 450 cc.

Carros:

É dividida em 3 sub categorias:

T 1

São carros desenvolvidos e concebidos especialmente para o Rally Dakar mas devem cumprir com as normas técnicas e de segurança dos regulamentos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Embora tenham aparência de veículos comerciais não estão à venda nas concessionárias.

Com grande orçamento, na maioria das vezes são feitos de fibra de vidro ou carbono podendo ter tração 2x4 ou 4x4 e motores a diesel ou gasolina.

T 2

São veículos 4x4 off road que podem ser comprados nas concessionárias mas que são modificados para a competição visando acima de tudo a segurança, com gaiolas de proteção e bancos adequados entre outros itens. Os ccarros desta categoria podem ser movidos diesel ou gasolina.

T 3

São protótipos leves muitas vezes equipados com motores de motocicleta. Os mais conhecidos são os pequenos Bugies e existem subdivisões nesta categoria.

Caminhões:

Esta categoria existe desde 1999 e por segurança a velocidade dos caminhões é limitada em 140km/h e seu peso a um mínimo de 8.500kg. Existem algumas subdivisões nesta categoria.

Quadriciclos:

É uma categoria que tem crescido bastante em número de participantes. Dentre as regras estabelecidas pela organização há um limite máximo de 750cc para os 2x4 e 900cc para os 4x4.

Side by Side (SxS):

Esta categoria é recente, existe desde 2017, são veículos leves, também conhecidos como SSV ou UTV. Por serem mais baratos e de mecânica simples, a ideia desta categoria é permitir o maior acesso possível de participantes oferecendo também as grandes equipes a identificação de futuros talentos. Até 2016, a categoria de UTVs era uma subcategoria dos carros.

Já tivemos brasileiros vencedores nesta categoria.

Assim se organiza o Rally Dakar com 5 (cinco) categorias que embora distintas, permitem que pilotos e equipes vivam uma aventura fora do comum, descubram paisagens incríveis.

O que achou ?

Se curtiu nosso conteúdo, compartilhe essa notícia com seus amigos !

E segue a gente no instagran !

https://www.instagram.com/rota61df

Valeu a companhia !

Fotos: Divulgação/Internet

Fonte: Site Oficial Rally Dakar

Galeria de Fotos

Categoria: Motocicleta

Categoria: Carros

Categoria: Caminhões

Categoria: Quadriciclos

Categoria: Side by Side

Galeria de Fotos

Categoria: Motocicleta

Categoria: Carros

Categoria: Caminhões

Categoria: Quadriciclos

Categoria: Side by Side

Compartilhe

Deixe seu comentário