Capital Moto Week recebe 1,8 mil motoclubes na Cidade da Moto
Data: 13/07/2023

De 20 a 29 de julho caravanas de todo o Brasil e de 7 países tem encontro marcado no maior festival de motos e rock da América Latina
(Foto: PC Cavera | CMW)

Asfalto, duas rodas e a paixão pelo estilo de vida é o que conecta e move milhões de motociclistas pelo Brasil. As motos também são as protagonistas do Capital Moto Week, maior festival do segmento da América Latina. Para esta edição especial de 20 anos do CMW são esperados representantes de 1,8 mil motoclubes nacionais e internacionais. Dos 298 mil m² de área ocupada no Parque de Exposições da Granja do Torto, em Brasília, 24% são destinados aos 217 motoclubes e motogrupos que terão espaços reservados dentro da 'Cidade da Moto' com programações próprias. 

Por questões de segurança, a organização do festival planeja detalhadamente o fluxo, a vazão, a chegada e a presença de 350 mil motos circulando no complexo ao longo dos 10 dias. "É uma estrutura muito bem pensada com dezenas de agentes de fluxo na área externa e interna, para orientar todos em relação a essa logística. Nos esforçamos para proporcionar ao público momentos de celebração e liberdade com segurança", explica Pedro Affonso Franco, um dos organizadores do festival. 

217 grupos de motociclistas de todo o país ficarão instalados nos 10 dias do Capital Moto Week. As tendas e galpões dedicados aos motoclubes e motogrupos variam de 36 a 800 metros quadrados. Com programação própria de eventos, festas e shows, os espaços ganham vida e a personalidade de cada grupo. "Quando dizemos que há um Capital Moto Week para cada um, é também sobre isso que estamos falando, afinal ali é a casa deles dentro do festival", completa Pedro Franco. 

Com 26 anos e mais de 800 integrantes espalhados pelas cinco regiões brasileiras, o Cruz de Ferro MC Brasil é um dos motoclubes que terá seu espaço no festival. Depois de prestigiar todas as edições do Capital Moto Week, o grupo demonstra entusiasmo com o encontro deste ano. "São 18 para a conta", celebra Alfredo, coordenador regional Centro-Oeste e Nordeste do Cruz de Ferro MC. “Participar do CMW é fantástico! Muito orgulho por termos um evento desse nível no Brasil. Sem contar o respeito que a organização tem por nós, motociclistas”, afirmou 

Rodas na estrada

Além dos grupos de motos concentrados em Brasília, o festival receberá equipes de fora. Lama, poeira e adrenalina fazem parte do roteiro de quem pega a estrada até o complexo do Capital Moto Week. No dia 15 de julho, integrantes da regional de Boa Vista do Rota Triarius sairão da capital de Roraima para curtir o CMW. Serão cinco dias de viagem com percurso diário de 1.200 km até a cidade do rock e da moto.

“Existem dois roteiros para deslocamento ao centro sul: pela BR 319, que tem estrada de chão e adrenalina até Porto Velho, depois Cuiabá e Brasília; ou pela BR 163, enfrentando um dia e meio de balsa até Santarém. De lá, passamos por Cuiabá para chegar em Brasília”, explica Hyury César, diretor regional do moto grupo. Os preparativos para a viagem estão a todo o vapor: “Viver momentos inesquecíveis, ver a cultura do país de perto, visualizar paisagens incríveis, encontrar amigos em Brasília, conversar de moto e ouvir um bom rock, não tem preço”, afirmou Hyury. 

Outros apaixonados pelo universo irão atravessar fronteiras para chegar à edição de 20 anos do Capital Moto Week. Membros do Blues MC sairão do Chile, Uruguai e França. O Nacionaes MC será representado, também, por motociclistas que moram nos Estados Unidos, Israel e Argentina. Outro hermano integra o Nazgul, enquanto de Portugal sairão membros do Amigos de Moto MC e Kamikazes MC. 

Medusas MC e Lady Of The Road MC são alguns dos motoclubes com espaços no Capital Moto Week 2023 formados exclusivamente por mulheres. Com membros do estado vizinho, Goiás, estarão: Steel Goose Moto Group, Águia’s MC, Macaco Veio MC, Irmandade Estradeira, Comichão MC, Rota X MC, Ordem de Ferro, Biela MC, Águia Solitária, Kavaleiros de Aço, Rio Riders MC e Lama MC, Os Lobos de Formosa MC, Angatu MG, Estradeiros do Bem, Legião da Capital e Pregadores do Caminho. 

Entre outros grupos com reserva no festival, estão: OLD Sailor MG, Os Papas MC, Pregadores do Caminho, Steel Goose Moto Group, Patriotas Brasil MC, Êxodo MG, Rio Riders MC, Paraquedistas do Asfalto MC, Comichão MC, Rio Riders MC, Tri Vale Brasil, Pregadores do Caminho MC, Patriotas Brasil, Missionários MC, Steel Goose Moto Group, Águia Solitária, Comichão MC, Filhos da Viúva MC, Xerife do Asfalto, Paiol MC, Falcões da Chapada Diamantina MC, Rota X MC, Kavaleiros de Aço MC, Kafas MC, Pregadores do Caminho, Patriotas Brasil e o AMM MC. 

A exemplo desses motoclubes que enfrentam a estrada para chegar ao Capital Moto Week, há todo um ecossistema que pega carona nos impactos positivos proporcionados pelos sons de motos e guitarras. O setor do turismo é um deles: estima-se que a edição comemorativa de 20 anos movimentará mais de R$60 milhões na economia do Distrito Federal, onde acontece o festival. 400 empresas estão envolvidas no CMW, que gera 12 mil empregos diretos e indiretos. De 20 a 29 de julho, o Parque de Exposições da Granja do Torto receberá a Cidade da Moto, com mais de 100 shows, público estimado de 800 mil pessoas e 350 mil motos. 

Ingressos CMW 2023 | www.capitalmotoweek.com.br/lineup
Motociclistas sem garupa e pilotando não pagam | Motos com garupa entram grátis de segunda a sexta-feira até as 18h e, aos sábados e domingos, até às 15h | PCD tem acesso grátis com direito a acompanhante | Pessoas 60 anos ou mais têm direito à meia-entrada | Crianças de até 12 anos não pagam desde que acompanhadas de seu responsável | Menores de 16 anos somente acompanhados de um responsável legal | Ingresso solidário é concedido para quem levar lixo eletrônico ou 1kg de alimento não perecível.

Serviço

Capital Moto Week | Edição 20 Anos
Quando: 20 a 29/07/2023
Onde: Parque de Exposições Granja do Torto | Brasília (DF)
Assessoria de Imprensa: (11) 99541-1710 | (61) 98112-2757
E-mail: imprensa@capitalmotoweek.com.br
Sala de Imprensa: https://www.capitalmotoweek.com.br/news

Compartilhe

Deixe seu comentário