Rota: Espaço Cultural Renato Russo - Brasília/DF - Rota do Rock
Categoria: Rock

Nossa cidade foi o berço de grandes bandas como Legião Urbana, Plebe Rude, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Raimundos, entre outras tantas. Esta rota de moto será dedicada a Renato Russo, a primeira de uma série sobre os principais nomes que colocaram, nos anos 80, a então jovem Brasília na Rota do Rock nacional.

As letras das músicas de Renato Russo tem tudo a ver com Brasília. Nossas quadras, superquadras, arquitetura e estilo de vida, estão em clássicos como “Eduardo e Mônica” e “Faroeste Caboclo”, obras prima do Rock Nacional, que inspirou vários filmes brasileiros.

Traçamos uma rota com 32.2 km, saindo da Praça do Cruzeiro, com os principais pontos da Brasília escrita e cantada por Renato Russo. Lugares contemporâneos onde os integrantes das bandas de Brasília se reuniram nos anos 80. É claro que muitos destes espaços não existem mais como quando Renato Russo frequentava, mas vale conferir e se inspirar.

Eram pontos de encontro, como por exemplo, a calçada em frente a lanchonete Food’s (que não existe mais) próxima ao Cine Karin, onde Renato curtia ver filmes.

Cerveja e vinhos em copos de plásticos eram biritas boas pra caramba para os jovens roqueiros da época, que se reuniam no estacionamento dos Cines São Francisco, escutavam música e faziam um esquenta antes de partir para as baladas nas boates e em casas de amigos.

O Estacionamento 12 do Parque da Cidade, os Centros Comerciais Gilbertinho e Gilberto Salomão no Lago Sul, também foram lugares que Renato Russo frequentou, se inspirou e fez seus amigos.

O final da nossa rota de moto será no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul), local frequentado pelo artista e onde chegou a atuar como ator. O local abrange salas, galerias e teatros com perfis variados para receber apresentações artísticas e culturais de diferentes linguagens. São dois teatros: o Teatro Galpão e o renovado Teatro de Bolso, agora batizado de Robson Graia, um dos expoentes do entretenimento e dos palcos da Brasília dos anos 1980 e 1990. 

Esse ponto de cultura ainda contempla o cineteatro Sala Marco Antônio Guimarães, as galerias para exposições Parangolé e Rubem Valentim; o ateliê de pintura; a Biblioteca de Artes Ethel Dornas, com gibiteca e musiteca; a Sala Multiuso para oficinas espetáculos e ensaios; o Galpão das Artes (artes visuais), bem como a Praça Central e o Mezanino, destinados a atividades diversas, como exposições, shows e saraus. 

Site: http://www.cultura.df.gov.br/508sul/ 

Compartilhe

Mapa da Rota



Deixe seu comentário