O cerrado virou lago em 1959 e várias Pontes foram construídas entre uma margem e outra do Lago Paranoá por onde passam em torno de 300 mil veículos.
Algumas delas são bem antigas sendo que a última a ser construída se tornou um dos cartões-postais de nossa cidade !
A Rota das Pontes nos permitirá rodar desde o início das construções de Brasília até sua mais moderna arquitetura.
Bora de Motocicleta !
Passeio ideal para levar Moto Turista que veio conhecer nossa cidade !
Sinta o tom da voz do motor e curta toda a paisagem que o Lago Paranoá oferece !
Iremos percorrer as 4 (quatro) Pontes de Brasília que cortam o Lago Paranoá.
São elas na ordem do passeio: Ponte do Bragueto que fica no Lago Norte, Ponte JK, Ponte Costa e Silva e Ponte das Garças, sendo as 3 últimas localizadas no Lago Sul de Brasília.
Serão aproximadamente 70km e passaremos também pela Barragem do Lago Paranoá que já foi tema de Rota por aqui ! Confira !
Rota da Barragem - Lago Paranoá (Via Pote JK)
Caso você precise marcamos um Posto no mapa que tem uma Loja de Conveniência e banheiro (público).
É a mais antiga das Ponte do Lago Paranoá inaugurada em 1961 escoa o trânsito de Brasília para a Saída Norte seu nome remete a construtora Braguetto responsável pela obra.
Premiada se tornou um dos cartões-postais de Brasília devido a sua arrojada arquitetura. Inaugurada em 2002, tem comprimento total de 1200 metros é formada por três arcos metálicos que se intercalam por cima das pistas e é uma obra do arquiteto carioca Alexandre Chan. A posição intercalada dos arcos representa o movimento de uma pedra quicando sobre a água.
Foi projetada por Oscar Niemeyer, inaugurada em 1976 com 400 metros de extensão ela tem um arco que segundo o arquiteto representa o pouso suave de uma andorinha tocando a água.
Aqui como falamos antes marcamos uma parada para comer no Pontão que é um complexo de lazer em Brasília.
https://www.pontao.com.br/home
Várias Garças pousavam nas estruturas o que acabou levando o apelido à Ponte que também por desembocar no Centro Comercial Gilberto Salomão ficou conhecida como Ponte do Gilberto. A travessia de 300 metros de comprimento e 18 metros de largura.
Vou te dar duas opções, uma durante a Rota e a outra ao final..
Assinalamos no mapa o Pontão (Lago Sul) que é um complexo de lazer e entretenimento com várias opções gastronômicas com vários restaurantes e quiosques.
Mas você também pode simplesmente entrar e curtir o local que tem um visual lindo para o Lago Paranoá ideal para fazer belas fotos ! Tem amplo estacionamento !
Fique atento ao retorno que precisará fazer para entrar no Pontão, está marcado no Mapa.
O final de toda a Rota termina na Praça do Cruzeiro onde aos finais de semana costuma ter ótimos Foods Trucks e de quebra dá pra curtir um por do sol.
E ái gosta de rodar por Pontes ?
Deixe seu comentário e compartilhe essa Rota com seus amigos !
Temos várias Rotas de Motocicleta publicadas de uma olhada e segue a gente no instagran !
https://www.instagram.com/rota61df
Fonte: Equipe Rota61DF
Fotos: Acervo
Fotógrafo: Adriano Machado