Rota: Palácio do Planalto - Brasília/DF- Rota dos Palácios
Categoria: Palácios

A rota de moto do dia é com destino a um dos cartões postais mais famosos de Brasília, o Palácio do Planalto. A uma distância de 12.6 km do nosso ponto de partida, a Praça do Cruzeiro.

A construção do Palácio do Planalto começou em 10 de julho de 1958, foi Inaugurado junto com Brasília em 21 de abril de 1960, mais um dos monumentos projetados pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, que foi um dos personagens mais influentes da moderna arquitetura mundial.

O Palácio do Planalto possui 4 pavimentos, num total de 36 mil m2 de área construída. As visitas ocorrem sempre aos domingos por isso, você não terá dificuldades para estacionar sua moto lá perto.

Dica: você pode deixar seu capacete e sua jaqueta no Guarda Volume que fica bem na entrada.

A visita guiada ocorre sempre aos domingos, das 9h às 13h30 e dura aproximadamente 30 minutos. O roteiro inclui visita aos Salões Nobre, Oeste e Leste, Sala de Reunião Suprema, Sala de Audiência, e apresentação das obras de artes, tem Di Cavalcanti, Burle Max, Bruno Giorgi entre outros.

Seguindo as curvas da rampa desenhada por Niemeyer está o mezanino do Palácio do Planalto. Um espaço com ampla área de circulação onde temos mobiliário do designer Sergio Rodrigues e as poltronas Easy Chair e Marquesa, de Oscar Niemeyer.

O Parlatório, que faz parte da fachada do palácio, assim como a rampa que dá acesso ao Salão Nobre, é usado pelo presidente e pelos chefes de estado estrangeiros para se dirigirem ao público na Praça dos Três Poderes.

Todo primeiro domingo do mês, às 10h, ocorre a troca da bandeira na Praça dos Três Poderes. A Bandeira mede 186 metros quadrados e consta no Guiness Book como a maior bandeira hasteada do mundo. Vale a pena se programar para acompanhar esse momento.

Curiosidade: você sabe onde funcionava o Governo Federal enquanto a construção do Palácio do Planalto não ficava pronta? No Catetinho! Lugar para onde já fizemos uma rota de moto super bacana, inclusive com dica de restaurante. Confira aqui: https://www.rota61df.com.br/rotas/jk/OA==/catetinho--brasiliadf--rota-jk 


 

Compartilhe

Deixe seu comentário