Rota: Steve McQueen tem seu lendário salto de moto recriado por Guy Martin
Data: 05/12/2019

No filme Fugindo do Inferno estrelado por Steve McQueen que é baseado numa história real, o ator tenta saltar de moto sobre a fronteira da Alemanha com a Suíça para fugir de um campo de concentração nazista !

Esta se tornou uma das cenas mais marcantes do cinema !

Hoje décadas depois o piloto Guy Martin vai recriá-la ! Veja a história completa !

Sobre Steve McQueen

Nasceu na cidade de Beech Grove, Indiana EUA, em 1930, em 1974 se tornou um dos astros de cinema mais bem pago do mundo. Faleceu aos 50 anos, em 1980.

Sempre foi um apaixonado por velocidade e motocicletas chegando a ter mais de 100 modelos na sua coleção.

McQueen começou a atuar no cinema em 1953 com participações coadjuvantes mas foi em 1963 ao protagonizar o filme “Fugindo do Inferno” (The Great Escape) pilotando uma Triumph que teve sua carreira consolidada.

O Longa

Fugindo do Inferno é uma obra de ficção baseada numa história real de fuga que aconteceu em um campo de concentração alemão chamado Stalag Luft III contada em um livro homônimo de Paul Brickhill.

O livro relata o drama, ocorrido durante a segunda guerra mundial, onde um grupo de prisioneiros aliados tenta fugir do referido campo de concentração.

Cena Marcante

McQueen na persona do capitão Virgil Hilts, pilota uma inglesa Triumph de 1962 pelo campo de concentração e tenta cruzar a fronteira entre Alemanha e Suiça saltando de moto por duas cercas de arame farpado que variavam de 2 a 3 metros e meio de altura.

Ele consegue saltar a primeira cerca mas não consegue passar pela segunda ficando, assim, enrolado com a moto no arame farpado ... e acaba sendo encurralado pelos nazistas.

A atitude do personagem juntamente com o primeiro salto imortalizaram a imagem de Steve McQueen como o herói de milhões de motociclistas de todo o mundo.

Confira a cena do Salto partir dos 5min do vídeo !

A Moto

No filme foi usada uma Triumph TR6 Trophy de 650cc ano 1962 e o ator que sempre adorou velocidade, sejam em carros ou motos, pilotou ele mesmo a grande maioria das tomadas porém ....

Curiosidades

- McQueen apesar querer realizar o salto na cena, sua seguradora que se recusou a deixar ele saltar. O salto foi realizado pelo dublê Bud Ekins que além de amigo pessoal do ator foi também seu mentor no motociclismo.

- A moto inglesa utilizada no filme foi descaracterizada para melhor parecer com uma moto alemã visto que no filme havia sido roubada dos nazistas. Ela foi pintada de verde e teve seu assento por um outro mais antigo.

- A cena com o icônico salto da motocicleta não foi baseada em fatos reais, foi sim um pedido e sugestão do próprio Steve McQueen ao diretor do filme

- Alguns atores do filme foram realmente prisioneiros dos alemães durante a Segunda Guerra Mundial, entre eles Hannes Messemer e Donald Pleasence, este último ajudou o diretor a recriar o ambiente daqueles terríveis dias

- Foi inteiramente rodado na Europa, com o campo de concentração sendo construído em um terreno próximo a Munique, na Alemanha.

- Steve McQueen ficou muito próximo a Triumph após o filme, e acabou fazendo parte da história da marca, ajudando a mesma atingir o reconhecimento mundial que tem hoje.

Motos usadas no filme

As motos utilizadas no longa raramente foram exibidas publicamente. Somente em agosto de 2018 uma delas participou de uma exposição pública no Palácio de Blenheim, Oxfordshire, Inglaterra, por ocasião do tradicional concurso Chubb Insurance Concours d’Elégance.

A icônica moto participou na categoria "Motos Excepcionais", reservada as motocicletas construídas entre 1940 e 1979.

Assuto com o mesmo tema - Moto e Cinema: O Exterminador do Futuro

56 anos depois - Recriação da Cena

Recentemente o Piloto, Guy Martin postou em suas redes sociais que irá recriar o famoso salto do filme Fugindo do Inferno, estrelado por Steve McQueen, e ao que tudo indica utilizará uma Triumph Scrambler 1200.

O interessante é saber todo o contexto histórico que o feito de Guy envolve! A façanha acontecerá no mesmo local em que o longa foi rodado e será transmitida no próximo dia 08 de dezembro 2019 no canal @chanel4 às 21h. Será que Guy Martin diferente do ator Steve MacQueen conseguirá saltar as duas cercas? Rolam especulações que ele tentará também saltar as duas cercas de uma vez !  Vamos acompanhar !

Sobre Guy Martin

É um piloto britânico dos mais reconhecidos da atualidade no mundo Duas Rodas devido a suas inúmeras participações no TT Isle of Man, Pikes Peak e outras competições de importância mundial.

Hoje em dia Guy, nascido em 1981, se dedica também a apresentar e protagonizar vários programas de TV voltados a criar desafios e a bater recordes sempre com icônicas máquinas.

Homenagens da Triumph

Para comemorar o desafio de Guy Martin com a recriação do salto de Steve McQueen e também para homenagear a produção original do The Great Escape, a Triumph Factory Visitor Experience realizará um evento de janeiro de 2002 no Reio Unido.

O evento terá com o convidado especial John Leyton, um dos últimos sobreviventes do elenco do filme original. O ator apresentará suas próprias idéias exclusivas nos bastidores do filme original, revelando fatos pouco conhecidos sobre o salto mundialmente famoso e contando histórias de como foi trabalhar com Steve McQueen.

O piloto Dublê Bud Ekins que realizou o salto no filme original, também foi homenageado pela montadora com o lançamento 2020 das versões especiais Triumph Bud Ekins Bonneville T100 / T120. A apresentação destes novos modelos ocorreu no mercador europeu no EICMA este ano (Salão de Motos de Milão) porém ainda não há previsão de chegar ao Brasil !

Se curtiu nosso conteúdo, compartilhe essa rotacom seus amigos !

E segue a gente no instagran !

https://www.instagram.com/rota61df

Valeu a companhia !

Fotos: Internet/Divulgação

Galeria de Fotos

Steve McQueen nas filmagens de Fugindo do Inferno

Steve McQueen e o dublê e amigo Bud Ekins durante as filmagens

Saltando com sucesso sobre a primeira cerca

Tentativa frustrada de saltar sobre a segunda cerca

Cartaz original do filme

Triump original usada pelo ator no filme, pintada de verde

Livro que inspirou o filme

56 anos depois - Guy Martin recria o lendário Salto

John Leyton, um dos últimos sobreviventes do elenco do filme

Homenagem - Triumph Bud Ekins Bonneville T100 / T120 - 2020

Galeria de Fotos

Steve McQueen nas filmagens de Fugindo do Inferno

Steve McQueen e o dublê e amigo Bud Ekins durante as filmagens

Saltando com sucesso sobre a primeira cerca

Tentativa frustrada de saltar sobre a segunda cerca

Cartaz original do filme

Triump original usada pelo ator no filme, pintada de verde

Livro que inspirou o filme

56 anos depois - Guy Martin recria o lendário Salto

John Leyton, um dos últimos sobreviventes do elenco do filme

Homenagem - Triumph Bud Ekins Bonneville T100 / T120 - 2020

Compartilhe

Mapa da Rota



Deixe seu comentário