Rota: Catetinho - Brasília/DF - Rota JK
Categoria: JK

A rota de moto até o Catetinho é uma bela aventura para quem quer conhecer um pouco mais da história de Brasília. Saindo da Praça do Cruzeiro, a distância é de 70.6 km, ida e volta até o local. Durante os primeiros 10 km do percurso, existem alguns postos de gasolina para quem precisar abastecer. 

O Catetinho foi a primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek no novo Distrito Federal na época da construção da nova capital do país. Está situado às margens da rodovia BR-040, próximo às cidades de Santa Maria e Gama.

O estacionamento é gratuito e bem amplo, mas tome cuidado com um grande quebra-molas na entrada, principalmente se a sua moto for baixa. Passe devagar ou use a pista de saída com auxílio dos seguranças do local.

Uma estrutura simples de madeira com dois andares e foi construída em apenas 10 dias. Recebeu esse nome em referência ao Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, sede do governo federal até a inauguração da nova Capital Federal. A visitação é gratuita e ocorre de terça a domingo, das 9h às 17h.

Tombado pelo Iphan, o Catetinho funciona como museu e tem mobília e objetos pessoais de JK, além de fotos dos candangos que vieram trabalhar no período da construção de Brasília. O local também guarda várias ferramentas, utensílios e objetos originais utilizados na época.

Dica: já que você rodou até Catetinho nossa sugestão é um delicoso almoço no Restaurante Embaixada de Minas, que abre de terça a domingo das 11:30h às 16h. Comidinha mineira, da melhor qualidade em ambiente rústico. Conforme o mapa assim que avistar o restaurante entre a direita.

Site oficial: http://www.df.gov.br/museu-do-catetinho-2/ 

Quer conhecer mais Palácios em Brasília? Veja mais rotas aqui!

 

Compartilhe

Deixe seu comentário