Rota: Catedral - Brasília/DF - Rota das Igrejas
Categoria: Igrejas

Nossa rota de moto até a Catedral Metropolitana de Brasília começa na Praça do Cruzeiro, seguindo pelas largas faixas do Eixo Monumental. Passando pela Rodoviária, pela Biblioteca Nacional e também pelo Museu Nacional, chegamos ao nosso destino. Um trajeto simples de apenas 4.9km.  

A Catedral de Brasília teve sua estrutura pronta em 1960, sendo o primeiro monumento construído na capital. Uma obra incrível por dentro e por fora, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer

Com um estacionamento pequeno em frente e outro na lateral, você pode estacionar e já contemplar na área externa, as quatro esculturas de bronze do italiano Alfredo Ceschiatti, cada uma com três metros de altura, representando João, Lucas, Marcos e Mateus, os quatro apóstolos que, segundo a Igreja Católica, foram os primeiros a registrarem a história de Jesus Cristo na Terra, por isso nas estátuas eles carregam pergaminhos nas mãos. 

O monumento possui dezesseis colunas de concreto que convergem para um círculo central. Ao entrar na Catedral, os visitantes passam por um túnel escuro e emergem em um espaço com muita luz, uma analogia sobre a passagem da alma pelo purgatório, se arrependendo dos seus pecados, para depois chegar aos céus, um lugar brilhante. 

Dentro da Catedral, uma galeria com material fotográfico conta a história de sua construção e de seus famosos vitrais que rodeiam o monumento, uma estratégia escolhida pelo arquiteto para iluminar o espaço com luz natural. Os vitrais foram projetados por Marianne Peretti e possuem extensão de dois mil metros quadrados.

No centro da Catedral, três anjos flutuam suspensos por cabos de aço. O trabalho é de autoria do escultor mineiro Alfredo Ceschiatti, com a colaboração de Dante Croce. As dimensões e peso de cada esculturas chegam a dar um medinho de passar por baixo: 2,22 m de comprimento e 100 kg a menor, 3,40 m de comprimento e 200 kg a média e 4,25 m de comprimento e 300 kg a maior.

Passeie com calma por toda a Catedral, há muito o que se apreciar: pilar e azulejos de Athos Bulcão, a via crucis segundo Di Cavalcanti, a primeira réplica de Pietà… um passeio de encher os olhos de qualquer um, sendo católico ou não. 

A Catedral de Brasília tem capacidade para receber quatro mil pessoas. Atualmente se encontra funcionando plenamente, contando com missas diárias entre terças a sextas-feira (às 12h15), sábados (às 17h) e domingos em três horários (8:30h, 10:30h e 18h).

Os sinos da Catedral, de grandes proporções e controlados eletronicamente, são feitos de bronze e foram doados pelo Governo da Espanha. Desde 1987, os sinos tocam diariamente em exatos três horários: às seis, às doze e às dezoito horas.

Dica: na área externa da Catedral, próximo ao estacionamento da frente, pode-se comprar lindas flores secas do cerrado e miniaturas do monumento.

Site oficial: https://catedral.org.br/ 

Veja mais rotas pelas Igrejas de Brasília!

Compartilhe

Deixe seu comentário