Rota: Olhos D'água - Alexânia/GO - Rota do Entorno
Categoria: Entorno

Casas coloridas, cenas bulcólicas, decorações charmosas, um visual com gostinho de antigamente. Receita de um fim-de-semana sensacional !

Nossa dica é Olhos d’Água, o Distrito mais notável da cidade de Alexânia - GO, onde ainda hoje os visitantes presenciam cavalos, charretes e bicicletas circulando entre coloridos casarões, por ruas de paralelepípedo ou terra batida. Bora de Moto !

Sobre Olhos D'água

Bom, Olhos d’Água é um local onde você pode por fazer um Bate Volta, ou Bate Fica. Zóim, para os íntimos, está sendo considerada o novo refúgio brasiliense e o xodó dos MotoTuristas ! A Cidade tem muitas atrações. Duas vezes por ano, sempre no primeiro fim de semana de junho e dezembro, ocorre a Tradicional Feira do Troca, que já vai para sua 92ª. Edição, e movimenta bastante a economia local. O carnaval é outra atração à parte, com bloco oficial e tudo. Agora se você curte a pegada EcoTurista pode tomar um banho de cachoeira e recarregar suas baterias. O Artesanato está em toda parte, muitos premiados e reconhecidos no Brasil e no exterior. Compre do pequeno ! Compre de quem faz !

E o Rango?

No centro da cidade existem várias opções de se encontrar uma comida caseira, feita na hora e da melhor qualidade.

E o Pouso ?

Se vai fazer um Bate Fica, no Airbnb você encontra opções de Chalés. Existem locais para acampar, casas antigas e com decorações bem aconchegantes, onde sempre rola um delicioso café da manhã e uma boa prosa.

Uma Curiosidade

Sabia que a Linha de Tordesilhas passa por Olhos d’Água? Bem na Praça Central ... Pois é ... a cidade é pequena mas recheada de histórias e ótimas atrações

Deu vontade de conhecer? Vá de Moto ! E conta pra gente aqui como foi !

Sobre a Feira do Troca:

Ela, já faz parte do Calendário Oficial da Cidade, já vai para sua 92º edição, e movimenta bastante a economia local. Ocorre duas vezes por ano, sempre no primeiro fim de semana de junho e dezembro. Geralmente na época do evento é divulgada a programação, que inclui diversas atrações como: Abertura Oficial, Missa, DJ’s, apresentações de Rock e Blues ! Funciona assim: São montadas Tendas no gramado na Praça Santo Antônio (Praça Central), em frente a Igreja. Você circula por entre as Barracas e vê os produtos locais, artesanato e muitos objetos antigos também, é uma verdadeira viagem no tempo ! 

Bom, a Feira do Troca, nasceu, em 1974, de uma ideia da professora Laís Aderne de contribuir com o povoado, inicialmente com a troca de objetos por artesanato. Laís Aderne tinha como objetivo valorizar e melhorar as condições de vida dos artesãos que ali viviam. É inegável a importância dela na área educacional e cultural do Centro-oeste. Ela faleceu em 2007 mas deixou um legado que perdura até hoje. Os artesãos da cidade passam meses confeccionando peças para serem vendidas nessa época. Um grande impulso para a comunidade resgatar suas tradições e se desenvolver economicamente. Hoje na Feira, além da troca, é feito também a venda de artesanato e antiguidades, sendo uma das maiores festas da região. É um evento bem bacana que movimenta também, outros setores da cidade como os Restaurantes, Cafés, Pousadas e Bares. Vale Conferir !

Trajeto:

De Brasília para Olhos d’Água – Alexânia GO são em torno de 100 km pela BR-060, saindo da Praça do Cruzeiro DF.  Como ponto de Abastecimento depois que sair da Praça do Cruzeiro cerca de 12,4km, sugerimos o Posto Ipiranga – McDonald’s da Candangolândia (Mc da Candanga) e como segunda opção o Posto Shell PLAYTIME (loja de conveniência) – Taguatinga DF cerca de 10km. Pegue a BR-060 (Brasília-Goiânia) até Alexânia GO percorrendo aproximadamente 67,3km, vire a direita na ultima entrada de Alexânia na Avenida Quinze de Novembro. Você vai passar em frente a Prefeitura Municipal e no fim da avenida vire no balão a esquerda na GO-139. Continue na GO-139 por aproximadamente 10,4km até o trevo de entrada para Olhos d’Água a sua esquerda, onde há uma placa indicativa

Hospedagem:

http://www.alexania.go.gov.br/turismo/atracoes-turisticas/hospedagens/208-menina-dos-olhos

http://www.facebook.com/pousadaprofessorarmando

http://www.hotelfazendacabugi.com.br/

Cachoeiras:

http://www.portaldascachoeiras.com/cachoeira/261/Cachoeira-De-Olhos-DAgua

http://www.portaldascachoeiras.com/cachoeira/263/Cachoeira-Do-Ouro-Olhos-DAgua

Compartilhe

Deixe seu comentário