Rota: Torca da Bandeira - Brasília/DF - rota Cívica
Categoria: Cívica

Você sabia ?

A bandeira da Praça dos Três Poderes entrou para o Guinness Book como a maior bandeira hasteada no mundo !

A solenidade de Substituição da Bandeira Nacional ocorre tradicionalmente todo o primeiro domingo de cada mês, geralmente a partir das 9hs. A cerimônia ocorre na Praça dos Três Poderes próximo ao Palácio do Planalto, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal. O Turismo Cívico tem atraído cada vez mais público na capital.

A Bandeira 

A Bandeira Nacional mede 286 metros quadrados e pesa 90kg.

O Mastro

O Mastro, também conhecido pelos nomes de Pavilhão Nacional do Brasil ou Mastro Nacional do Brasil, é um monumento metálico em forma de obelisco. Tem 100 metros de altura é formado por 24 hastes que, na década de 70 representavam os 24 Estados Brasileiros. Foi inaugurado em novembro de 1972 e foi um projeto de Sérgio Bernardes. O mastro apresenta em sua base, a inscrição: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira sempre ao alto: visão permanente da Pátria.”

Cerimônia

Sob o som do Hino da Bandeira e uma salva de 21 tiros de canhão a bandeira antiga é arriada. Mas é necessário aguardar que a bandeira nova chegue ao topo do mastro, para então retirar a bandeira antiga. A ideia é nunca deixar o mastro sem a Bandeira Nacional no topo. A bandeira é retirada pelo exército com apoio do Corpo de Bombeiros e da Novacap. A Bandeira trocada é icinerada em uma cerimônia reservada.

Coordenação

A partir do decreto nº 5.605, de 6 de dezembro de 2005, Marinha, Exército, Força Aérea e GDF revezam a organização da substituição da Bandeira Nacional. O rodízio é coordenado pelo Ministério da Defesa. Quando preparamos esta Rota a responsabilidade do evento estava a cargo da Força Aérea Brasileira que ofereceu uma série de atrações: esquadrilha da fumaça, sobrevoo de caça F5, pedal Kart, réplica de aeronaves, exposição de artigos militares, foodtrucks ...enfim uma programação para toda a família. As atividades se somam a comemoração conjunta ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), celebrados em alusão ao dia 23 de outubro de 1906, quando Alberto Santos Dumont realizou o primeiro voo.

Rota

Saímos da Praça do Cruzeiro e percorremos o Eixo Monumental ! Pare sua moto no estacionemto público em frente ao Supremo Tribunal Federal. Uma boa dica é conjugar esta Rota com outras como a Rota Niemeyer e a Rota dos Palácios !

https://www.rota61df.com.br/rotas

Para acompanhar a programação mensal de hasteamento da Bandeira veja os links abaixo:

https://www.defesa.gov.br/

http://www.df.gov.br/

http://www.turismo.df.gov.br/

Compartilhe

Deixe seu comentário