Vamos te contar aqui a história das Mulheres pilotos na categoria Motos do Rally mais perigoso do Planeta !
São 5 (cinco) pilotas participando da competiçaõ. São elas: Calheine Perry, Kirsten landman, Laia Sanz, Mirjam Pol e Sara Garcia.
Todas tem nosso ai profundo respeito e admiração !
Hoje vamos falar da Motociclista Laia Sanz.
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É uma motociclista espanhola de 34 anos com 1.8m de altura e 78kg de peso que começou a participar do Dakar aos 26 anos e terminou todas as edições em que competiu. Reside atualmente em Serva (Barcelona)
Sua carreira de Desportista de Elite começou muito antes aos 2 anos de idade quando seu pai a colocava no tanque de combustível da sua moto.
Aos quatro anos pilotava a Montesa Cota 25cc de seu irmão mais velho. Em 1992 aos sete anos de idade sua mãe a incentivou a participar de um teste para crianças do campeonato de moto da Catalunha (Espanha)
Em 1997, veio sua primeira vitória nas categorias masculinas, com uma motocicleta de 80 cc e aí não parou mais !
Em 2000 ganhou o nacional, na categoria cadete masculino.
Aos 24 anos, ela já tinha 10 Copas do Mundo, 9 Europeus e 4 vitórias por equipe no Trial das Nações.
Nesta edição disputará pela décima vez de forma consecutiva o Rally Dakar e teve como melhor resultado o nono lugar em 2015 que foi o melhor resultado de uma mulher na categoria motos nas 37 edições do Dakar !
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- 13 Troféus de campeã mundial de trial
- 10 Títulos europeus de trial feminino
- 6 Tíulos de trial das nações
- 9 Victorias em Troféo Feminino do Rally Dakar (motos)
- 5 Títulos mundiais de enduro feminino
- 4 Medalhas de ouro de enduro X feminino
- 1 Medalha de prata de enduro X feminino
- 9ª. Posição absoluta en Rally Dakar 2015
Fora as inúmeras condecorações e insignias !
Na edição do Dakar de 2019 por muito pouco Laila Sanz não competiu.
O que aconteceu ?
Em agosto de 2018 ela contraiu a Febre Q que é uma doença infecciosa rara e grave que a forçou a parar de competir e interrompeu toda sua preparação de treinos para o Dakar. Mesmo com várias internações Laia competiu na Edição do Dakar 2019 e conseguiu uma incrível 12º. posição !
(A febre Q é transmitida aos humanos por animais, geralmente ovelhas, cabras e gado e é causada pela inalação de partículas de poeira contaminadas por animais infectados)
“Sou muito grata por estar com boa saúde depois do inferno do ano passado (2018).
O vírus (Febre Q) me deixou doente por muito tempo e tive problemas para entrar em forma, mas espero estar na melhor forma para o Dakar (2020)...
... Foi o pior momento não só da minha carreira, mas também da minha vida ... “
2019: Moto/ 12º lugar
2018: Moto/12º lugar
2017: Moto/16º lugar
2016: Moto/15º lugar
2015: Moto/9º lugar
2014: Moto/16º lugar
2013: Moto/93º lugar
2012: Moto/39º lugar
2011: Moto/39º lugar
Uma das novidades da Laia Sanz será a recente mudança de marca.
Depois de competir nas últimas cinco temporadas com a KTM, ela irá participar desta edição do Dakar pilotando uma moto da marca espanhola de motocicletas off-road GasGas que se juntou ao grupo KTM.
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Inscrição: no. 14
Moto: Gas Gas Factory Team
Marca: KTM
Modelo: 450cc
Preparador: GasGas
Assistência: GasGas
Classe: G1.1 Elite A.S.O.
Gas Gas, Soficat, Pont Grup, Red Bull, Cupra, KTM, RACC, Laika, Scott
"Esta corrida também é para as mulheres disputarem".
"É muito bom ter mulheres e meninas que vejam o Rally pela televisão, assim como eu fazia desde pequena"
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Valeu a companhia !
Fotos: Site Oficial Laila Sanz
Fonte: Sites Oficiais Dakar e Laila Sanz