Você já conhece a Vespa ? História das Motos
Data: 11/12/2019

Confira 4 curiosidades!

A Vespa é uma das motos mais famosas e, segundo alguns apaixonados, a mais amada. Ela é um ícone italiano, criada em 1946 por Enrico Piaggio e Corradino D’Ascanio, dentro do contexto do país no período pós-guerra. Apesar da sua idade, até hoje a Vespa representa estilo e bom gosto, podendo ser encontrada em várias versões tornou-se a precursora da scooter mais difundida no mundo.

Vamos conferir algumas curiosidades sobre esta moto.

1 - O design é inspirado nos aviões

Quando o empresário italiano Enrico Piaggio teve a ideia de produzir uma motocicleta, levou a ideia ao designer D’Ascanio Corradino.

Este último era um projetista aeronáutico e achava as motocicletas tradicionais desajeitadas e pesadas. Usando seus conhecimentos em aviões, ele fez algumas mudanças inspiradas nas aeronaves para melhorar o conforto, praticidade e design. Algumas alterações feitas foram no local da marcha, posição do assento, tipo de suspensão, entre outros pontos. 

2 - Pato Donald

Em 1943, estava pronto o primeiro protótipo Moto Piaggio 5 (MP5), apelidado de Paperino - nome do Pato Donald na Itália. O projeto, todavia, acabou rejeitado pelo chefe do Grupo, o que levou D’Ascanio a redesenhá-lo.

Um novo protótipo foi realizado com várias modificações dentre as principais estão:

a traseira que ficou mais arredondada; foi criado um vão entre a carenagem frontal e o assento do piloto; a roda dianteira, foi fixada por uma bengala apenas, ficando solta pelo lado direito o que era uma inspiração no trem de pouso dos aviões.

 Quando Enrico Piaggio viu o novo projeto, o MP6, exclamou: “isso parece uma vespa”. E foi com esse nome que a motocicleta foi para o registro de patentes em 1946, chegando ao mercado no mesmo ano, com motor monocilíndrico de 98 cc.

3 - A 2ª Guerra Mundial está relacionada a sua criação

Com o fim da guerra, a Itália estava destruída. Enrico Piaggio, presidente da companhia Piaggio, decidiu criar uma motocicleta capaz de transitar pelo país em destroços. Assim, a Vespa surgiu. Uma moto simples, robusta,  de baixo custo de produção e que trouxe praticidade.

Muito importante para a época do pós-guerra era a possibilidade de ter um estepe, que permitiria ao condutor seguir viagem mesmo na provável situação de um pneu furado, o que a Vespa proporcionava.

A proteção oferecida pela carenagem frontal chamou a atenção dos consumidores pois da cintura para baixo, frio, lama, chuva e sujeira não atingiam os condutores de uma Vespa principalmente as mulheres que poderiam pilotar usando saias ou vestido. Junte tudo isto ao fato de ser barata, econômica e resistente.

A Vespa sem dúvida teve participação na reconstrução da Itália no pós-guerra ao trazer um pouco de alegria e a sensação e simbolismo de liberdade.

4 - O cinema foi um dos grandes divulgadores da marca

No filme “A Princesa e o Plebeu” (Roman Holiday), estrelado por Audrey Hepburn e Gregory Pack seus personagens apareciam rodando pela cidade em uma Vespa. O filme funcionou como uma das melhores propagandas para a marca.

Outro grande filme que teve a Vespa na telona, foi “La Dolce Vita” dirigido pelo cineasta Frederico Fellini

A Vespa ao aparecer em muitos filmes acaba por se tornar um importante meio de divulgação do Turismo na Itália do pós-guerra.

Você já conhecia esses fatos sobre a Vespa? Conhece mais algum? Compartilha com a gente nos comentários!

Se curtiu nosso conteúdo, compartilhe essa notícia!

E segue a gente no instagran !

https://www.instagram.com/rota61df

Valeu a companhia !

Fotos: Divulgação/Internet

Galeria de Fotos

Enrico Piaggio um dos criadores da Vespa

O designer da Vespa Corradino D?Ascanio com Enrico Piaggio

Moto Piaggio 5 (MP5) apelidado de Paperino - nome do Pato Donald na Itália

novo projeto, o MP6, nasce a Vespa

Audrey Hepburn e Gregory Pack no filme : A Princesa e o Plebeu

Vespa 1958 do filme: La Dolce Vita

Italianos curtem a Vespa

Vespa Rally

Vespa permitiu as muçheres pilotarem da saia

Galeria de Fotos

Enrico Piaggio um dos criadores da Vespa

O designer da Vespa Corradino D?Ascanio com Enrico Piaggio

Moto Piaggio 5 (MP5) apelidado de Paperino - nome do Pato Donald na Itália

novo projeto, o MP6, nasce a Vespa

Audrey Hepburn e Gregory Pack no filme : A Princesa e o Plebeu

Vespa 1958 do filme: La Dolce Vita

Italianos curtem a Vespa

Vespa Rally

Vespa permitiu as muçheres pilotarem da saia

Compartilhe

Deixe seu comentário