Capital Moto Week: um show de inclusão e acessibilidade
Data: 19/07/2023

De tradução em libras de shows a espaços exclusivos para pessoas com deficiência, confira a infraestrutura do complexo

Foto: PC Cavera / CMW
 
O Capital Moto Week, maior festival de rock e motos da América Latina, se prepara para dar um show de inclusão e acessibilidade em sua  edição histórica de 20 anos, que acontece de 20 a 29 de julho. Com 298 mil m², as dependências da arena são acessíveis e adaptadas para facilitar a locomoção e interação de pessoas com deficiência, que têm acesso gratuito ao CMW. Estacionamento reservado, rampas, banheiros e chuveiro PCD, área exclusiva próxima ao palco e pisos preparados estão entre as adaptações oferecidas. Com foco na diversidade e inclusão, o Capital Moto Week também capacita equipes para atender todos os tipos de públicos.
 
A 'Cidade do Motociclista' foi adaptada por meio da acessibilidade arquitetônica e comunicacional, conforme explica a coordenadora de Acessibilidade do CMW, Daniela Louvores. O festival criou um comitê de boas-vindas para as pessoas com deficiência que atuará desde o estacionamento exclusivo e entrada, ao atendimento humanizado dentro do complexo. Além da tradução em libras dos shows das atrações nacionais, um Camarote Solidário dedicado a esse público é instalado em frente ao palco principal, com estrutura de piso elevado para melhor experiência. 
 
“Quem tem mobilidade reduzida ou é cadeirante terá uma experiência incrível nos 20 anos do Capital Moto Week, assistirá aos shows de maneira confortável e com visão privilegiada”, afirma Daniela. Para garantir a gratuidade do seu ingresso e do acompanhante, os interessados devem apresentar o laudo da deficiência atualizado ou a carteirinha PCD na bilheteria do festival. 
 
O trabalho de conscientização começa antes mesmo da abertura dos portões do complexo do festival por meio de campanha sobre acessibilidade que é promovida nas redes sociais. “Nós encampamos uma ação no instagram do Capital Moto Week para ensinar não apenas quem vai trabalhar no evento, mas também o público em geral, como tratar de forma simples, amigável,  corresponsável  com acessibilidade, através das práticas de acessibilidade atitudinais”, afirma Daniela. 

 -Desfile PCD
O Capital Moto Week promoverá, no dia 23 de julho, no palco Lady Bikers, um desfile com referências de moda sustentável inspiradas no rock e na alta costura com modelos inclusivos, cadeirantes, pessoas com nanismo e com outros tipos de deficiência. As peças do catálogo, idealizadas pelo Ateliê Flor do Rock, são inspiradas nos 20 anos do Capital Moto Week. A coleção intitulada "Moto Week 20" inclui roupas personalizadas de acordo com a deficiência de cada modelo PCD. 
 
Por meio da Academia de Produção Inteligente, lançada em 2023, o Capital Moto Week capacitou centenas de profissionais das equipes de produção, fornecedores, expositores e parceiros com treinamentos de práticas inclusivas, que são um dos eixos do festival. Caveiras do Bem é o nome do movimento que engloba as iniciativas de inclusão, diversidade, acessibilidade e sustentabilidade do CMW, demonstrando a responsabilidade do festival com o ecossistema. 
 
Com estratégias de comunicação on e offline que alcançam 40 milhões de pessoas por ano, o festival tornou-se uma poderosa ferramenta de conscientização e engajamento. A organizadora Juliana Jacinto descreve o Capital Moto Week como uma plataforma transformadora, que conecta pessoas e legados socioambientais: "A essência do CMW é construir um legado que inspire e toque o coração das pessoas. É incrível ver o impacto que alcançamos ao longo dos anos". 
 
-Cadeia produtiva sustentável
O Capital Moto Week orgulha-se de ser o único festival do país com os certificados Lixo Zero e ISO 20.121, garantindo que toda sua cadeia produtiva esteja alinhada com boas práticas sustentáveis. Ao adotar o uso do "Meu Copo Eco", o festival evita o consumo de mais de 1 milhão de copos descartáveis nos 10 dias de duração. Desde 2019, o CMW baniu o uso de materiais não recicláveis, além de promover a destinação correta de resíduos eletrônicos. A organização também plantou 25 mil mudas de árvores para zerar suas emissões de carbono em 2022. 

-Sobre o Capital Moto Week 2023
A edição especial do maior Festival de moto e rock da América Latina trará mais de 100 shows nos 10 dias de programação, com público estimado de 800 mil pessoas e 350 mil motos. De 20 a 29 de julho, o Parque de Exposições Granja do Torto será palco do maior Capital Moto Week de todos os tempos, celebrando 20 anos de liberdade, com line-up que privilegia diferentes vertentes do rock nacional. O CMW é o único festival no Brasil certificado como Lixo Zero e ISO 20.121, e, todos os anos, zera as emissões de carbono. Também promove iniciativas visando a inclusão, diversidade e sustentabilidade da cadeia produtiva do entretenimento.
 
Ingressos CMW 2023 | www.capitalmotoweek.com.br/lineup
Motociclistas sem garupa e pilotando não pagam | Motos com garupa entram grátis de segunda a sexta-feira até as 18h e, aos sábados e domingos, até as 15h | PCD tem acesso grátis com direito a acompanhante | Pessoas 60 anos ou mais têm direito à meia-entrada | Crianças de até 12 anos não pagam desde que acompanhadas de seu responsável | Menores de 16 anos somente acompanhados de um responsável legal | Ingresso solidário é concedido para quem levar lixo eletrônico ou 1kg de alimento não perecível.

Serviço
Capital Moto Week | Edição 20 Anos
Quando: 20 a 29/07/2023
Onde: Parque de Exposições Granja do Torto | Brasília (DF)
Assessoria de Imprensa: (11) 99541-1710 | (61) 98112-2757
E-mail: imprensa@capitalmotoweek.com.br
Sala de Imprensa: https://www.capitalmotoweek.com.br/news

Compartilhe

Deixe seu comentário