Outubro Rosa - 3 fatos da história da campanha
Categoria: Atualidades | Data: 2019-10-07 11:51

Outubro Rosa em 3 fatos da história da campanha

A campanha do Outubro Rosa é marcada por vários movimentos de conscientização e prevenção do câncer de mama e tem como seu símbolo o laço rosa.

O Começo

Este movimento teve a sua origem nos Estados Unidos, depois do Congresso Americano ter determinado o mês de Outubro como o mês da prevenção ao câncer de mama. A história do Outubro Rosa remonta ao ano de 1990, em Nova York, quando foi realizada a primeira Corrida da Cura com a temática da prevenção ao câncer de mama, onde os organizadores distribuíram laços rosas aos participantes. Desde então esta corrida de rua ocorre anualmente e foi uma iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the Cure. 

Os Movimentos

Em 1997, algumas entidades nos Estados Unidos, começaram a promover grandes eventos sobre a prevenção bem como enfeitar os monumentos de algumas cidades com laços rosas. Após alguns anos o Outubro Rosa foi espalhado para todo o mundo com a iluminação de grandes monumentos como a Torre Eifel. A iluminação tornou-se  assim uma leitura visual compreendia em qualquer parte do mundo.

No Brasil

A campanha Outubro Rosa chegou no Brasil em 2002, quando um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, junto com o apoio de empresas iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em São Paulo, chamando atenção da mídia e dando início à uma campanha forte no Brasil. Aos poucos vários monumentos de diversas cidades brasileiras foram iluminados de rosa também. Mas lembramos, a atenção com a saúde da mulher deve ocorrer durante todo o ano.

Compartilhe

Deixe seu comentário