Protagonismo da Cultura nos palcos do Capital Moto Week
Data: 18/07/2023

Festival é um polo de fomento às artes e entretenimento em Brasília. Espaço inclusivo conecta a economia criativa da música, cultura, audiovisual e moda !
Foto: PC Cavera / CMW

O Capital Moto Week, maior festival de rock e motos da América Latina, não se limita a proporcionar entretenimento e adrenalina aos amantes do gênero. O CMW desempenha papel fundamental no estímulo à cultura, promovendo a diversidade artística do Brasil e, principalmente, do Distrito Federal. A programação reúne mais de 500 artistas em mais de 100 shows e apresentações culturais, que vão do rock ao hip hop, do cinema a céu aberto a exposições de jovens da periferia local. 

"O Capital Moto Week se destaca como impulsionador da cultura, oferecendo uma plataforma para grandes nomes da música, bandas independentes, artistas visuais, dançarinos, atores e outros talentos exibirem seus trabalhos e ganharem visibilidade”, afirma o organizador do festival, Pedro Franco. Ao longo de seus 20 anos, o CMW se tornou um ponto de encontro entre o público e os criadores, fomentando a economia criativa.

"Tenho muito orgulho do Capital Moto Week, que é tão importante para Brasília. O festival não apenas reúne motociclistas e entusiastas, mas impulsiona a economia, promove o turismo e gera milhares de empregos. Estou extremamente empolgado para esta edição!", ressalta o Secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes, que se considera apaixonado pelo universo das motos. O CMW deve movimentar R$60 milhões na economia local. São 12 mil empregos diretos e indiretos, também no setor cultural, com benefícios para toda a comunidade.

A movimentação da cena cultural local é significativa. Mais de 70 bandas passarão pelos palcos do festival, sendo 49 (70%) de Brasília. Pedro Franco destaca a capital federal como berço de grandes bandas do rock nacional. Capital Inicial, Raimundos, Biquíni e Plebe Rude ganharam os palcos do Brasil e também aceleraram no CMW. “Queremos manter viva essa tradição e temos como princípio escalar sempre uma banda local para abrir o show principal de cada noite”, explica Franco. 

É o caso da Dona Cislene, que abrirá o palco principal no dia 20. A apresentação promete emocionar os fãs, marcando o encerramento oficial das atividades da banda. Depois de três anos, os artistas vão, finalmente, encerrar o ciclo de sucesso. Di Boresti (21), Rocan e Koppa (22), Azzarok (23), Marimbondo (28) e Rock Beats (29) também levarão aos palcos composições próprias com pegada brasiliense.

Muito além das guitarras

A organização se preocupou em encaixar todas as vertentes do rock para que o público se sinta representado. Do punk ao pop. Do som leve à música mais pesada. De bandas históricas a bandas novas. “Há um Capital Moto Week para cada um”, destaca Pedro, revelando que outros gêneros terão seu espaço no CMW. Brasília também tem tradição em Hip Hop, com Gog e Câmbio Negro, expoentes nos anos 80 e 90, e a nova geração, formada por Flora Matos, Hungria Hip Hop e Murica. Esse legado será contemplado em uma batalha de rimas de MC’s no dia 24. 

Já a música eletrônica será contemplada no palco Lady Bikers. Outro exemplo é a cantora brasiliense Deborah Vasconcellos, que gravará o videoclipe da música Rock n'Roll no complexo do festival. Apesar do título, a música, composição de Wilson Prateado e Miltinho, é um pagode, reforçando o CMW como vetor multicultural que abraça todas as expressões artísticas. "Estou extremamente feliz por eternizar minha música em um evento tão respeitado Brasil afora!", comemora a cantora. 

Além da programação musical, haverá 'Cinema a céu aberto'. De 24 a 26 de julho, em sessões diárias às 18h30 e 20h40, serão importados das telonas: Top Gun e Top Gun Maverick (24); Pinóquio e Mulher Rei (25); Super Mario Bros e Nada Novo no Front (26). Para dar uma pitada local, o programa Jovem de Expressão exibirá vídeos autorais produzidos por beneficiários que, como outros milhares de jovens da periferia do DF, foram inseridos em atividades culturais nos últimos 15 anos.

A edição de 2023 inclui outras intervenções artísticas e performances culturais, como contação de histórias, danças, grafites e teatro. “Temos o compromisso de estimular a cultura e valorizar talentos emergentes, oferecendo um espaço inclusivo e plural onde os artistas podem mostrar sua arte, estabelecer conexões com o público e outros profissionais do setor”, conclui Pedro Franco.

Sobre o Capital Moto Week 2023

A edição especial do maior Festival de moto e rock da América Latina trará mais de 100 shows nos 10 dias de programação, com público estimado de 800 mil pessoas e 350 mil motos. De 20 a 29 de julho, o Parque de Exposições Granja do Torto será palco do maior Capital Moto Week de todos os tempos, celebrando 20 anos de liberdade, com line-up que privilegia diferentes vertentes do rock nacional. O CMW é o único festival no Brasil certificado como Lixo Zero e ISO 20.121, e, todos os anos, zera as emissões de carbono. Também promove iniciativas visando a inclusão, diversidade e sustentabilidade da cadeia produtiva do entretenimento.

Ingressos CMW 2023 | www.capitalmotoweek.com.br/lineup
Motociclistas sem garupa e pilotando não pagam | Motos com garupa entram grátis de segunda a sexta-feira até as 18h e, aos sábados e domingos, até as 15h | PCD tem acesso grátis com direito a acompanhante | Pessoas 60 anos ou mais têm direito à meia-entrada | Crianças de até 12 anos não pagam desde que acompanhadas de seu responsável | Menores de 16 anos somente acompanhados de um responsável legal | Ingresso solidário é concedido para quem levar lixo eletrônico ou 1kg de alimento não perecível.

Serviço

Capital Moto Week | Edição 20 Anos
Quando: 20 a 29/07/2023
Onde: Parque de Exposições Granja do Torto | Brasília (DF)
Assessoria de Imprensa: (11) 99541-1710 | (61) 98112-2757
E-mail: imprensa@capitalmotoweek.com.br
Sala de Imprensa: https://www.capitalmotoweek.com.br/news

Compartilhe

Deixe seu comentário